'Café, Ferro e Argila' desvenda a saga da construção da maior obra de engenharia no Brasil do século 19, a ferrovia San Paulo Railway. Com dezenas de fotos e fac-símiles de documentos históricos inéditos, o livro mostra a história da obra arquitetônica que transformou o estado de São Paulo na 'locomotiva do Brasil' e que teve o mais profundo impacto econômico na vida do País entre fins do século 19 e início do 20. A estrada de ferro, também conhecida como Santos-Jundiaí, foi uma resposta à altura, com a mais alta tecnologia da época, de um sonho acalentado desde o temo do Brasil colonial ­ o de construir uma ligação entre as áreas produtivas do interior paulista e o porto exportador de Santos, no litoral do estado. O livro escrito pelo arquiteto e urbanista Fábio Cyrino se baseia em cinco anos de pesquisas do autor que refuta mitos sobre a obra como o patronato do Visconde de Mauá e sobre a da origem do materia lusado na construção da ferrovia. No livro, Cyrino ainda detalha em minúcias as técnicas construtivas, os materiais utilizados e os estilos de época.