O que é o saber? O que anima o processo ensinar-aprender? O desafio mais importante na formação dos professores e dos formadores é, sem dúvida, conseguir suscitar uma mudança conceptual na sua relação com o saber e a sua elaboração. O sistema de ensino funciona como elemento de base da nossa estrutura mental: se nos habituamos a ser ensinados, um dia, formadores, teremos a tendência para ensinar, mais do que canalizar os formandos na sua aprendizagem. A nossa prática pedagógica necessita de ferramentas de análise para modificar e alargar a percepção intuitiva de quem pretende educar ou ensinar. E é, precisamente, o porquê das coisas", o fundamento teórico desta abordagem, bem como a formalização que estão no âmago da investigação de Britt--Mari Barth. Um livro que se dirige a formadores e professores e a qualquer educador que queira reflectir sobre as condições que permitem aos educandos, sejam eles quem forem, de construir o seu saber. BRITT-MARI BARTH é professora-investigadora no Instituto Superior de Pedagogia em Paris. Ensinou nos Estados Unidos e fez numerosas conferências em França e noutros países. É actualmente visiting scholar na Universidade de Harvard (EUA). Autora também de A Aprendizagem da Abstracção, já publicada pelo Instituto Piaget, uma obra que propõe "métodos para aprender", referindo a observação de situações pedagógicas, a análise das concepções que as crianças têm dos saberes a adquirir, em particular quando aquelas são falsas em relação à norma vigente.