Neste Volume: - Introdução. Estudos Organizacionais e Análise do Discurso: Aproximações Possíveis; - Análise do Discurso no Âmbito dos Estudos Organizacionais: Uma Abordagem Teórica; - Aspectos de um Discurso Empresarial; - A Análise do Discurso Como Prática e Processo de Produção de Sentidos: Proposta teórico-metodológica; - Análise Crítica do Discurso como Análise das Organizações: Uma Proposta Teórico-Metodológica com Base na Teoria Simbólica de Pierre Bourdieu; - Poder, Produção Social e Análise Crítica do Discurso: Aproximações em busca de Maior Potência Teórico-Metodológica; - A Perspectiva da Interpretação Social dos Discursos - Uma Prática de Análise dos Discursos Motivacionais na Aprendizagem com Base nos Atos da Fala, Enunciação e Contexto; - O Sujeito Moderno sob o Olhar "Pós-Moderno": As Contribuições da Análise de Discurso Produzida no Contexto Francês para os Estudos Organizacionais; - Avaliação das Contribuições da Abordagem Francesa de Análise do Discurso nos Estudos Contemporâneos sobre Teoria Organizacional; - Comunicação e Ideologia nos Discursos de uma Empresa Siderúrgica Mineira; - O Discurso da Profissionalização da Gestão e a Ideologia Médica: O Caso das Mudanças em uma Empresa Privada de Serviços de Saúde; - Implicações Lingüísticas e Territoriais em Aquisição de Empresas: Um Estudo de Siderúrgicas Brasileiras; - A Projeção da Identidade Organizacional: Um Estudo da Identidade de uma Ferrovia Privatizada; - Transformações Identitárias e Estratégicas na Mudança do Espaço Físico e Simbólico: A Desterritorialização de Camelôs como Palco de Conflitos Discursivos; - Conclusão. Análise do Discurso e Estudos Organizacionais: Implicações.