O Grupo de Trabalho (GT) Psicologia Escolar/Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), criado em 1994, vem consolidando seu compromisso em discutir a formação, a atuação, a pesquisa e as políticas no âmbito da pós-graduação em Psicologia no Brasil. Tal objetivo vem se concretizando, há 12 anos, nas coletâneas dos livros editados pelo Grupo Átomo e Alínea, favorecendo o acesso ao estudo e à reflexão de temas ligados a pesquisa, atuação e formação profissional em Psicologia Escolar. Na presente obra, o foco da produção dos autores recai sobre os recentes cenários e contextos de pesquisa, formação e prática que se apresentam à Psicologia Escolar na atualidade, principalmente quanto: aos desafios instalados com a implantação das Diretrizes Curriculares na formação inicial em psicologia escolar; às concepções e fundamentos que embasam as práticas e intervenções dos psicólogos escolares no país; às possibilidades de ampliação de pesquisa e de intervenção em Psicologia Escolar. Os estudos, investigações, reflexões, proposições expressos no presente livro defendem que a Psicologia Escolar brasileira, a partir de seus múltiplos e diversificados campos de atuação e de pesquisa, pode se tornar referência no combate às desigualdades e injustiças sociais; na mediação de concepções críticas e dialéticas acerca do homem, seu desenvolvimento, sua subjetividade, seus processos de aprendizagem e de comunicação; na sensibilização a uma ética de princípios justos e solidários e a um compromisso social consciente e crítico que suscite as necessárias transformações socioeducativas e ético-políticas.