O ensino da Sociologia nas modalidades diferenciadas de ensino é um convite para licenciados, professores da Educação Básica e pesquisadores da área a refletir sobre os conteúdos e as metodologias diante de diferentes contextos sociais. É, sem dúvida, uma oportunidade de reunir num único material variadas vivências com o ensino de Sociologia e as modalidades diferenciadas de ensino. As modalidades diferenciadas de ensino se inserem numa discussão em que está presente a dimensão do reconhecimento de grupos sociais diferenciados, mas torna-se importante integrar-se às questões emergentes da Educação. A Sociologia tem muito a acrescentar a todo esse debate, sobretudo numa realidade como a brasileira, em que as desigualdades são prementes em várias instâncias. A preocupação inicial deste livro é promover novos espaços de atuação profissional com o ensino de Sociologia e, dessa forma, dar visibilidade a essas experiências na prática docente. Seu conteúdo faz parte de um inventário precioso das vivências de docentes e especialistas com esses grupos sociais. Instigados por essa situação, cobertos por uma experiência com grupos diferenciados e movidos por uma curiosidade epistemológica para entender o campo de atuação, Rogéria Martins e Paulo Fraga buscam compreender como o ensino de Sociologia vem sendo conduzido.