O livro apresenta 15 estratégias para resolver o problema do abandono escolar, baseadas em pesquisas e observações de programas bem-sucedidos adotados por diversas instituições de ensino em todos os Estados Unidos.Os autores afirmam que grande parte da literatura sobre abandono escolar focaliza a transferência da culpa, em vez de propor medidas para remediar a situação ou prevenir sua ocorrência. A seu ver, a solução do problema exige mudanças fundamentais nos processos de elaboração curricular, no projeto de fluxo de trabalho e treinamento de funcionários, além do uso criativo da tecnologia e do desenvolvimento de parcerias com participantes-chave, como representantes de governo, professores e pais.Apesar de reconhecer que a realidade dos países e até mesmo dos estados, municípios e escolas é muito distinta, os autores acreditam que as estratégias apresentadas nesta obra podem servir como diretrizes para outras escolas e comunidades que poderão adaptá-las as suas condições específicas. Eles alertam também que muitos dos programas descritos não podem ser reproduzidos com exatidão, mas podem ser adaptados para atender às características e necessidades específicas de cada escola, professor, líder educacional ou comunidade.