Ensino de Ciências por investigação tem por objetivo discutir aspectos importantes do ensino e da aprendizagem dos conteúdos científicos no nível fundamental. Seus capítulos refletem as pesquisas que as autoras realizaram em salas de aula de escolas oficiais. Foi escrito tendo em vista os cursos de formação inicial e continuada de professores, principalmente, mas não exclusivamente, e para aqueles que irão trabalhar, ou já estão trabalhando, nos cinco primeiros anos do ensino fundamental. Com esta coletânea, o leitor tem amplo material sobre estratégias para o ensino de Ciências, seus fundamentos teóricos e as ações do professor ao conduzi-las. É importante destacar que o propósito desta obra não é levar o professor à mera reprodução das propostas aqui apresentadas, mas propiciar elementos para que reflita sobre suas próprias aulas e elabore seus planos de trabalho.Este livro tem por objetivo dar visibilidade para questões importantes e atuais relacionadas ao ensino-aprendizagem de Ciências por investigação, de modo a auxiliar professores do Ensino Fundamental a aprimorarem seus conhecimentos acerca deste tema. Para tanto, são apresentadas refl exões baseadas em resultados de pesquisas consolidadas, realizadas nesse nível de ensino. O leitor encontrará discussões sobre diferentes facetas do ensino de Ciências em uma abordagem investigativa, compreendendo desde as bases teóricas sobre processos de ensino-aprendizagem que sustentam sua concepção até as bases epistemológicas que a fundamentam. Em todos os capítulos são apresentados dados extraídos de situações de ensino aprendizagem, de modo a proporcionar aos professores, além da ampliação de seu rol de estratégias de ensino, a compreensão dos cuidados envolvidos em sua utilização e aproveitamento efetivo em sala de aula.