A educação é entendida como um dos traços que definem a natureza humana, portanto, essencial para que a humanidade construa alternativas aos problemas que marcam o nosso tempo e colocam em risco a vida na Terra. Para a maioria dos brasileiros, a educação é importante para o desenvolvimento do país, por outro lado, a má educação prejudica o desenvolvimento do Brasil. Essa percepção da população de forma positiva é de suma importância para os rumos da educação no país, pois a construção e implementação de qualquer política educacional depende do envolvimento de todos, mapeando como a população está sentindo este problema. Esta relação entre escolaridade e riqueza nacional tem resultado direto na vida do indivíduo, pois oportuniza melhores possibilidades salariais no mercado do trabalho, resultando no desenvolvimento da sociedade. Nessa perspectiva, para os autores, apesar da importância do determinante econômico, a ideia de desenvolvimento não pode ser reduzida a esta dimensão. Vale destacar o impacto coletivo da educação, que não se traduz diretamente sobre a renda, mas que ajuda o país no desenvolvimento de longo prazo, como por exemplo a redução de mortalidade infantil, melhoria de saúde, participação política e formação humana e cultural de uma nação. Alguns destes resultados positivos da educação no desenvolvimento regional são apresentados neste livro. Os autores ressaltam a importância da teoria, atrelada à vivência prática em diversas frentes de atuação, com o intuito de garantir o acesso e permitir o desenvolvimento humano, social, econômico, turístico e ambiental da região contemplada com estas ações. A missão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) se faz presente nesta obra, pois os estudos aqui elencados servirão de base para novas experiências e tomadas de decisões no âmbito local e/ou regional, com vistas à melhoria da qualidade de vida das pessoas pertencentes ao estado de Mato Grosso do Sul.