É comum nos depararmos com casos de crianças no ensino fundamental que ainda não sabem ler ou escrever, isso porque a atenção aos sintomas da dislexia normalmente ocorre no momento em que a criança se depara com os códigos da leitura e não consegue decodificar os símbolos da nossa escrita. Diante deste quadro, salientamos a possibilidade de prevenção, como maneira eficaz de lidar com os sintomas da dislexia. Nesta perspectiva, esta obra foi organizada em seis capítulos, inicia com uma ideia geral sobre as dificuldades de aprendizagem, posteriormente enfoca os aspectos históricos desta condição, mostrando a dificuldade que persiste ainda hoje para nomear e intervir principalmente nos primeiros anos da Educação Pré-Escolar. Em seguida, salienta a importância dos brinquedos e das brincadeiras nos anos iniciais da escolarização. No capítulo três, fica evidente as relações entre a ludicidade, a cognição e o corpo. No capítulo quatro, justifica-se o título deste livro, pois mostra na prática como fazer as intervenções dos principais sintomas da dislexia na educação infantil, usando jogos, brinquedos e brincadeiras. Para finalizar, são sugeridos jogos, brinquedos e brincadeiras que visam minimizar sintomas específicos e sintomas mais globais da dislexia e de outras dificuldades. Assim, o leitor deste livro tem em mãos uma ferramenta que possibilita intervenções nas dificuldades de aprendizagem e, em especial, nas oriundas da dislexia.