Com esta coletânea, queremos compartilhar com os autores, assim como presentear os leitores com o esforço individual e coletivo desses escritores que buscam através dos seus escritos e por meio das narrativas dar voz e vez aos sujeitos do Ensino Médio, assim como compartilhar a historicidade da educação secundária na Espanha, isto a partir de uma dialética sedutora e de diálogo. Esse diálogo relaciona o ato de ensinar e aprender a dimensões constitutivas do ato de ser e constituir-se como humano, como um desafio mesmo de fazê-lo, numa sociedade capital, movida pelo ter, em detrimento da plenitude do existir humano. A tecnologia é discutida e problematizada como um artefato cultural, criadora de novos valores e possibilidades de conhecimento, dimensão que só fortalece o lugar essencial que ocupa o sujeito humano co mo produtor de tecnologia. A coletânea pretende suscitar inúmeras questões acerca da relação currículo, formação docente, novas tecnologias e o Ensino Médio, problematizando-as. Nesse sentido, inquire-se: quem são os sujeitos que estão no Ensino Médio? Quais são os seus desejos e expectativas? Quais são as suas trajetórias de vida e de formação dos jovens até chegar à escola? Quais são os interesses desses jovens? Quais as suas preocupações? Quais as políticas e programas que marcam essa etapa da educação? Qual é o papel da formação, do currículo e das novas tecnologias do Ensino Médio e na formação de professores? Qual as similitudes e diferenças da experiência de educação média e secundária nos contextos brasileiro e espanhol? Essas são questões que, com o olhar crítico do leitor reflexivo e rigoroso, e com o conjunto da realidade educacional que envolve o Ensino Médio, serão analisadas.