Neste livro, Carol Ann Tomlinson oferece-nos, para além de estratégias testadas na prática, exemplos e informação que os professores poderão usar nas actuais e crescentemente diversificadas salas de aula. Ela demonstra como utilizar os níveis de preparação, interesses e perfis de aprendizagem dos alunos para abordar a sua diversidade.Além disso, a autora mostra aos professores como diferenciar, ou estruturar, as aulas em qualquer nível de ensino e área de conteúdo, providenciando "scaffolds/estruturas de apoio" para:- o conteúdo das aulas,- os processos utilizados na aprendizagem,- os produtos da aprendizagem.À medida que forem começando a diferenciar o ensino nas suas salas de aula, os professores poderão basear-se nos exemplos práticos citados no livro.As estratégias incluem compactação de currículo, investigações "à margem", níveis de entrada, organizadores gráficos, contratos e portefólios. Como diz a autora: "A diferenciação desafia-nos a utilizarmos os nossos conhecimentos sobre ensino e aprendizagem. Isto sugere que há espaço para a igualdade e a excelência nas nossas salas de aula."