Nascida da associação do computador com as tecnologias associadas à televisão, a área da Computação Gráfica foi até há pouco tempo explorada apenas por quantos tinham acesso a grandes computadores e a dispositivos de visualização de preço elevado, necessários à geração de imagens gráficas.O estudo da computação gráfica faz apelo à compreensão das tecnologias da informática e da visualização, assim como a sólidos fundamentos da geometria analítica bi e tridimensional. Seguindo a tradição das «Schaum´s Outline Series», este livro apresenta uma explicação completa dos conceitos fundamentais e concretiza a maioria dos detalhes da computação gráfica através da apresentação de um grande número de exemplos resolvidos e ilustrados. A estrutura deste livro faz dele um instrumento apropriado ao uso como texto de base ou como texto suplementar de um curso introdutório de computação gráfica.College Division- Higher Education Division Índice: Prefácio.Nota do tradutor.Capítulo 1 - Entrada gráfica, armazenamento e comunicações. Dispositivos de entrada gráfica. Dispositivos de armazenamento para gráficos. Dispositivos de comunicação. Dispositivos de processamento. Capítulo 2 - Dispositivos de visualização. Introdução. Dispositivos comuns de visualização. O CRT de varrimento raster. Outros dispositivos de saída. Capítulo 3 - Conversão por varrimento. Introdução. Conversão por varrimento do ponto. Conversão por varrimento do segmento de recta. Conversão por varrimento da circunferência. Conversão por varrimento da elipse. Conversão por varrimento de arcos e sectores. Conversão por varrimento do rectângulo. Preenchimento de áreas. Transferência de blocos de bits (BITBLT) ou operação gráfica raster. Efeitos colaterais da conversão por varrimento. Capítulo 4 - Transformações gráficas bidimensionais. Introdução. Transformações geométricas. Transformações de coordenadas. Transformações compostas. Transformações de instanciação. Capítulo 5 - Recorte e transformações de visualização bidimensional.Introdução. Transformações de visualização. Recorte e supressão. Capítulo 6 - Transformações gráficas tridimensionais. Introdução. Transformações geométricas. Transformações de coordenadas. Transformações compostas e concatenação de matrizes. Transformações de instanciação. Capítulo 7 - A matemática das projecções. Introdução. Os diferentes tipos de projecção. Projecção perspectiva. Projecção paralela. Capítulo 8 - Transformações de visualização e recorte tridimensionais. Introdução. Visualização tridimensional. Recorte. Transformações de visualização. Capítulo 9 - Formas e modelos geométricos. Introdução. Formas geométricas simples. Modelos de linhas. Superfícies curvas. Modelação de curvas. Funções polinominais de base. O problema da interpolação. O problema da aproximação. Modelação de superfícies curvas. Transformação de curvas e superfícies. Superfícies quádricas. Capítulo 10 - Superfícies ocultas. Introdução. Comparações de profundidade. Algoritmo «Z-buffer» (algoritmo do buffer de profundidade). Algoritmo de linha de varrimento. O algoritmo do pintor. Algoritmo de subdivisão. Eliminação de linhas ocultas. Traçagem de rais («ray-tracing»). A Visualização de superfícies definidas na forma implícita. Capítulo 11 - Aplicações da computação gráfica. Introdução. Ergonomia do computador. Estruturas de informação. Áreas de aplicação. Capítulo 12 - Introdução ao sistema gráfico nuclear.Introdução. Primitivas GKS. Atributos das primitivas GKS. Janela e enquadramento em GKS. Recorte em GKS. Construção de primitivas do utilizador em GKS. Segmentos em GKS. Transformação de segmento em GKS. Entrada em GKS. Multi utilizadores. Implementação. Apêndice 1 - Matemática para gráficos bidimensionais.Apêndice 2 - Matemática para computação gráfica tridimensional.