** ATENÇÃO: VERIFIQUE A EDIÇÃO SOLICITADA PELA ESCOLA. ** permitindo ao reconhecer, no presente, fatos e processos históricos do passado. A coleção é dividida em 5 volumes, tendo o primeiro 2 unidades e os demais, 4 unidades. Cada unidade, por sua vez, é dividida em 2 capítulos. A regularidade das unidades, dos capítulos, das seções e dos boxes facilita o trabalho de planejamento didático do professor. O Projeto conta com diversos recursos pedagógicos que se concretizam em seções e boxes. Em O que estudamos, no final de cada unidade, há atividades de sistematização por meio da escrita e de desenhos. Já o boxe De olho na imagem inicia o estudo de História por meio de imagens, mostrando como elas podem ser um recurso valioso para conhecer o modo de vida das pessoas no passado. Assim também aprendo é o boxe que traz atividades lúdicas para o cotidiano escolar, sem deixar de lado o aprendizado. A coleção realiza um trabalho consistente sobre o cotidiano dos alunos. Durante o estudo, o presente é mobilizado para que eles possam identificar, nas relações que estabelecem com a família, com a escola e com a comunidade em que vivem, temas que serão recuperados em sua trajetória histórica.É uma obra enxuta, adaptável à carga horária da disciplina. Concentra-se no desenvolvimento da alfabetização cartográfica de forma progressiva ao longo de toda a coleção. A cartografia, especialidade da autora, é trabalhada direta e indiretamente. Os volumes são organizados em unidades e capítulos. Cada capítulo é iniciado com a seção Hora da roda, para incentivar a sociabilidade e o interesse pelo tema. O conteúdo, que antes era fragmentado em números e letras, foi reestruturado, destacando a teoria. Apenas as atividades permaneceram com numeração. Foram mantidas as seções Leia mais, Pesquise, Saiba mais, Divirta-se e Desafio. Novas seções foram incluídas: Trançando saberes (interdisciplinaridade), O que estudamos, Desenhando também aprendo e Vamos ver de novo? (síntese e revisão dos conteúdos por meio das linguagens gráfica e escrita). Para encerrar o semestre, a seção Projeto apresenta situações-problema, estimulando investigação, pesquisa e execução de um projeto sobre determinado tema. Há sugestões de encaminhamento dos temas em todas as páginas para o professor. No Manual, encontram-se boa seleção de atividades complementares e textos para a formação do professor.