Escrita por profissionais de Psicologia, Fonoaudiologia, Medicina, Educação Física e Letras, a obra apresenta ações pensadas para idosos em convivência com diferentes gerações, buscando engendrar aportes teórico-metodológicos de atuação em diferentes áreas do saber. Não se foca em um setor ou área específica pela possibilidade de avançar na idéia de que a atuação com este público é interdisciplinar, assim como a formação e educação permanente dos que com eles atuam. Tal preparo passa pelo conhecimento de leis, contextos, instituições, vivências singulares e coletivas, métodos e técnicas singulares, com vistas a construção conjunta de melhores condições para se viver o envelhecimento. Os capítulos tratam de experiências de profissionais, pesquisas e atividades de ensino ou extensão que ocorreram no interior do Brasil, constituindo-se em um diferencial da obra ao servir de referência para os municípios de pequeno e médio porte, mais de 90% da realidade do país. Neles, os serviços ainda estão sendo construídos e pensados em redes de atenção ao idoso apenas de forma incipiente, sendo um importante desafio a ser enfrentado por toda a sociedade brasileira, com o auxílio das Instituições de Ensino Superior. Pretende-se que a leitura balize a reflexão da formação na graduação e pós-graduação, bem como estudos, planejamentos de ações e sua concretização para profissionais de diferentes formações, entidades, organizações e órgãos públicos e/ou privados que se encontram em vias de elaborar, incrementar ou desenvolver a atenção aos idosos em seu município.