Elaborado ao longo de muitos anos, num processo de múltiplas leituras e interrogações, O mundo sitiado: a poesia brasileira e a Segunda Guerra Mundial é um livro raro no panorama atual. Em primeiro lugar, pela amplitude de sua aposta crítica - flagrar a resposta dos poetas brasileiros ao acontecimento mais traumático do século XX - e, na sequência, pela fineza e eficácia com que Murilo Marcondes de Moura, professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, encadeia seus argumentos. Após um capítulo inicial dedicado aos nexos entre a poesia de vanguarda e a Primeira Guerra Mundial, em que brilham as leituras de poemas de Guillaume Apollinaire, Wilfred Owen e Giuseppe Ungaretti escritos nas trincheiras, o autor passa a examinar as marcas do conflito de 1939-1945 na poesia de Carlos Drummond de Andrade, Oswald de Andrade, Cecília Meireles e Murilo Mendes. Nessa mudança de foco, a investigação crítica age como um poderoso prisma: parte do movimento intrínseco de suas respectivas obras para em seguida, ao situá-las diante do acontecimento histórico de escala mundial, acompanhar as refrações da guerra nos temas e na voz de cada escritor. Livro que parece conter muitos livros dentro de si, O mundo sitiado, ao confrontar guerra e poesia, abre um campo praticamente inexplorado em nossos estudos literários - e ilumina de forma aguda e original as relações entre linguagem, história, mito e participação política num momento central do modernismo brasileiro.Neste ensaio profundo e inovador, Murilo Marcondes de Moura, professor de Literatura Brasileira da USP, se debruca sobre as respostas que quatro grandes poetas brasileiros - Carlos Drummond de Andrade, Oswald de Andrade, Cecilia Meireles e Murilo Mendes - deram a um tema universal: a Segunda Grande Guerra Mundial. O resultado e um livro que, ao relacionar guerra e poesia - incluindo um estudo sobre o impacto da Primeira Guerra nas obras de Apollinaire e Ungaretti -, abre um campo praticamente inexplorado em nossos estudos literarios, e se revela fundamental para a compreensao de um momento central do modernismo brasileiro.