Teatro e teoria na Grécia Antiga é resultado final de dois anos de pesquisa no mestrado em filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.O estudo da tragédia grega é aqui relacionado à mitologia e aos rituais da Grécia. O principal valor, deste livro está na relação que nele se estabelece entre o teatro e a filosofia do Período Clássico e os aspectos mais arcaicos da cultura grega. O texto é uma espécie de arqueologia da filosofia na qual, vemos o nascimento do pensamento teórico como um dos aspectos de um processo cultural mais amplo que envolve a arte e a política da Antigüidade. A palavra grega theoría (teoria) foi a chave encon-trada para se estabelecer a relação entre realizações humanas aparentemente tão díspares como a filo-sofia e as tragédias clássi-cas. O teatro foi o último santuário das lendas e ri-tuais do pensamento mítico e, simultaneamen-te, foi a primeira casa de imagens da história. Assim como na filosofia, o objetivo do teatro é fazer do mundo um espetáculo ou, como diziam os gregos, um theórema (teorema, espetáculo, objeto de estudo, aquilo que é belo e por isso digno de ser visto). Realizado na forma de danças e cantos o ritual donisíaco da Grécia Arcaica acontecia no interior de um espaço circular e sagrado chamado orquestra. Com as transformações culturais do século V a.C. o ritual de Dionísio deu origem ao teatro clássico. A partir deste momento vemos a orquestra colocada ante a platéia e o palco, o ritual é agora parte de um espetáculo e o espetáculo é também ritualistico. O teatro terá ainda um longo caminho a percorrer até transformar-se na estrutura conhecida hoje que inclui apenas um palco e uma grande platéia. O teatro e a filosofia nasceram em uma mesma época histórica no seio de um único povo. Qual a semelhança entre o espectador do teatro e o filósofo, além de ambos serem chamados teóricos? A teoria filosófica pode ser definida como teatro onde o pensamento é ator e público de si mesmo.