Esta é a segunda obra produzida colaborativamente por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe, tratando sobre ensino de ciências e matemática e seus protagonistas. Nos vinte capítulos que a compõem, buscou-se esboçar um panorama dos estudos que vêm sendo realizados no NPGECIMA nos últimos anos. Em sentido mais amplo, o espectro das pesquisas desenvolvidas neste Programa abarca questões de diversos tipos, desde aquelas que tratam da gênese do conhecimento das ciências e da matemática, dos objetivos da educação científica, das relações entre ensino e aprendizagem, das vinculações entre ciências e as questões socioculturais, da interação entre saberes científicos e cotidianos, da ciência e da técnica como culturas e forças produtivas, até as que abordam sobre o desenvolvimento de propostas curriculares envolvendo didáticas específicas ou modelos de avaliação diferenciados de processos escolares. Os autores agradecem o apoio financeiro da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior) e da FAPITEC/SE (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe), que vem sendo aportado na forma de bolsas de estudos para os mestrandos do NPGECIMA e como recursos materiais para o desenvolvimento dos projetos de pesquisas. Faz-se um agradecimento especial aos docentes da Educação Básica, aos alunos e aos pais que contribuíram para as pesquisas aqui relatadas, inclusive quando envolvidos nos processos de coleta dos dados.