A ABRH- Nacional instituiu o prêmio Ser Humano- Oswaldo Checchia com o objetivo de reconhecer e divulgar as melhores práticas e iniciativas na área de Responsabilidade Social e RH. Homenageando um de seus fundadores o prêmio é distribuído anualmente aos melhores "cases" divididos por categorias. Esta coleção é mais uma série de publicações da Qualitymark em sua já consagrada parceria com a ABRH. "Responsabilidade Social- categoria Empresarial" é formado pelos 2 trabalhos vencedores do Prêmio em 2008. O primeiro artigo trata do "Programa Mesa Brasil" do SESC/RS. Everton Della Vechia mostra como é mantida uma rede de combate à fome que opera na região metropolitana de Porto alegre. Ciente de que 30% da produção de alimentos no Brasil é desperdiçada, os idealizadores do projeto conseguiram a adesão de empresas e mesmo de doadores particulares. O objetivo principal do projeto é o aproveitamento integral dos alimentos. Ao longo do artigo vemos como estas medidas tão simples e eficazes podem alimentar à muitas pessoas com custos baixíssimos. O segundo artigo foi apresentado por Norton Glades Labes e Ricardo Alahmar e mostra a experiência da Bradesco Capitalização que desenvolveu três novos títulos de Capitalização, onde parte do que é vendido é destinado ou à projetos na área ambiental, da saúde ou da educação de acordo com a vontade do cliente. Esta estratégia de Marketing social é verdadeiramente inovadora, e neste artigo os autores apresentam as dificuldades, os desafios e principalmente os bons resultados obtidos. Composto por casos de sucesso em empresas relevantes, este livro, que leva a assinatura da Qualitymark e da ABRH, é fundamental para profissionais, professores e estudantes de Administração que acreditem que as empresas agregam valor às suas marcas quando desempenham um papel social relevante.