A autora, professora Soraia Chafic El Kfouri Salerno, ao fazer de sua Tese de Doutorado este livro, além de estudar a questão de forma acadêmica, coloca em prática sua vivência no campo educacional, uma vez que atua há bom tempo nas mais diversas posições, da sala de aula à supervisão, da educação básica à superior, adquirindo visões internas e externas do sistema educacional brasileiro. Assim, professa que "o planejamento educacional cumpre o seu papel como relevância político-técnica, que traz a intencionalidade dos sujeitos no espaço e tempo de uma atuação profissional, intencional e sistemática, concluindo que será a iniciativa da população-alvo, que, pela sua dimensão política deseja uma transformação de práticas modulares ou direcionadas segundo uma ideologia capitalista, para uma dimensão política do querer agir conscientemente na atuação profissional, não se abstendo de uma luta mais ampla por melhores condições". O livro será de grande utilidade aos alunos de graduação e pós-graduação da área educacional e de políticas públicas, bem como de grande valia aos professores e, especialmente, aos diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino. Além disso, constitui-se leitura agradável a todos os que se interessam pela educação e políticas sociais. Enfim, o trabalho mostra uma realidade, com a qual a autora diverge e luta para mudar, contribuindo para uma transformação do sistema educacional e da escola que faça dos alunos verdadeiros cidadãos.