O livro Preconceito e escola: vocabulário de conceitos e palavras-chave, que expõe um conjunto de ideias produzidas pelo grupo, articulando-as em um campo conceitual, é uma contribuição que poderá, sem dúvida, ser apropriada por outros pesquisadores interessados na temática. Evidencia o esforço de construção teórica em uma situação particularmente específica, na qual a autora incorpora conhecimentos originários das experiências vividas ao processo de reflexividade essencial para a produção científica (Garcia, 2012). Resultado de 11 anos de pesquisa, apresenta uma coleção dos "conceitos próprios ou do grupo de pesquisa", criados para a melhor compreensão da realidade revelada por pesquisas relativas ao Preconceito na Escola, uma vez que a literatura não possuía explicações para ela, bem como de "conceitos já dados na literatura", utilizados nos estudos do grupo e também em outros trabalhos da literatura específica. A função precípua do livro foi a de reunir lembranças que não permitam jamais esquecer ou naturalizar a violência, banalizando-a. É, portanto, uma contribuição para o debate das questões escolares, mas também das questões sociais que exigem as atenções da sociedade contemporânea.