A atuação docente pode envolver atividades que vão além das paredes das salas de aula, ainda que para um professor a função principal, mais gratificante e encantadora da profissão seja estar junto de seus alunos. Este livro traz histórias de vida e relatos profissionais de um professor que trabalha há mais de trinta anos como educador, tendo atuado em turmas de ensino fundamental, médio, pré-vestibular, graduação e pós-graduação, além de ter ocupado cargos de coordenação, direção e planejamento. O autor também elaborou materiais didáticos escritos e digitais, ministrou palestras, treinamentos, consultorias e desempenhou diversas outras funções relacionadas à docência, tanto na modalidade presencial quanto a distância, em instituições públicas e privadas. Estas atuações, a partir das experiências que proporcionaram, possibilitaram aprendizagens, permitiram reflexões, análises e discussões, que são apresentadas sob um ponto de vista bastante particular, servindo de pano de fundo para tratar da problemática da educação no Brasil. Não se trata, portanto, de um livro com pretensões acadêmicas, que apresente resultados de pesquisas ou experimentos desenvolvidos, testados e comprovados. O texto traz relatos de projetos, histórias e vivências, discutindo como elas, de alguma forma, permitiram criar uma visão sobre processos educacionais. É esta visão que permeia os fatos e que está presente ao longo do texto, na intenção de apresentar ao leitor uma possibilidade de discussão sobre vários aspectos relacionados ao fazer educação e ser professor. São apresentadas situações de sucesso e outras que não tiveram êxito, na expectativa de que cada leitor possa conhecer e dialogar com as experiências do autor, criando as suas próprias verdades sobre as dificuldades e virtudes de ser professor, colaborando para a melhoria da educação nas nossas escolas e universidades.