Dirigir o foco ao processo de ensino-aprendizagem dos esportes aquáticos foi a intenção dos autores de Atividades Aquáticas: um olhar dirigido ao ensino, tendo em vista que a maioria dos livros publicados nessa área costuma priorizar o treinamento de alto rendimento. Mas como acontece esse percurso inicial tão importante, por se constituir da base em que as aprendizagens futuras se alicerçarão? Sem contar que os primeiros contatos com o meio aquático poderão garantir ou não a adesão do iniciante a práticas esportivas saudáveis, que envolvem o desenvolvimento de uma consciência corporal em um ambiente com características tão peculiares. Nessa coletânea, o itinerário começa pelos aspectos históricos, pedagógicos, fisiológicos e biomecânicos implicados nesse amplo processo. A próxima parada se dá nas habilidades motoras aquáticas básicas, elementos indispensáveis para o corpo se sentir à vontade na água e para se chegar às habilidades específicas da Natação: os nados formais. Considerando que, na visão dos autores, caberão nas aulas todos aqueles que desejarem se aventurar a aprender os esportes aquáticos, passa-se em seguida por questões ligadas a sua prática por pessoas com deficiência e para grupos de risco. Na última parada, além da Natação, dois outros esportes aquáticos foram inseridos: o Nado Artístico e o Polo Aquático. Os autores almejam conversar com alunos e colegas professores de Educação Física que estão espalhados pelas piscinas de todo o Brasil, ensinando aos iniciantes as diversas experiências que podem ser realizadas no meio aquático, sejam no ambiente escolar, de academias, clubes competitivos ou não competitivos. Mergulhem fundo e usufruam de uma boa