Apresentamos o fruto do trabalho da equipe envolvida com o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB) do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A obra surgiu da necessidade de contemplarmos uma reflexão sobre diferentes orientações que se estabelecem para os objetivos e a missão proposta para a formação continuada de gestores escolares da Educação Básica, o que indica o caminho que seguiremos ao longo do texto. Os argumentos alicerçados sinalizam a importância que a Escola de Gestores tem ao promover ações de desenvolvimento profissional com a finalidade de ampliar conhecimentos e adquirir informações, aprimorar habilidades de gestores escolares, de modo que todos os cursistas possam ter capacidade de argumentar, liderar e de gerir práticas viáveis na gestão escolar. Essa perspectiva impõe a necessidade de compartilharmos o desenho organizacional e os instrumentos tecnológicos para o desenvolvimento da Pós-graduação na UFV, que deu origem às atividades teóricas e práticas e suas implicações para a formação de educadores e gestores escolares, o que resultou em uma ação coordenada e integrada no fazer educacional e na atual agenda política da educação nacional.