Nesta obra são apresentadas práticas de comunicação essenciais ao dia a dia profissional. Orienta sobre como estabelecer o autocontrole de suas atividades e suas emoções. Ressalta a importância da ética como padrão de vida. Trata dos métodos da organização no trabalho. Mostra as habilidades do ato da interatividade, da integração às atividades da empresa e da reorganização entre pares. Explica o processo de compras e orçamentos. Comenta as metodologias organizacionais que levam as secretárias a entenderem o público como o qual convive, facilitando seu relacionamento. Apresenta dicas sobre boa aparência, como os cuidados com a escolha das roupas e da maquiagem. Detalha as melhores formas de escrita, a importância de se estar sempre bem-informada e, principalmente, o falar corretamente, sem vícios de linguagem. O conteúdo pode ser aplicado para os cursos técnicos em Administração, Agenciamento de Viagem, Agente Comunitário de Saúde, Comércio, Eventos, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Hospedagem, Lazer, Marketing, Orientação Comunitária, Registros e Informações em Saúde, Secretariado, Vigilância em Saúde, entre outros.