Este livro ajuda a entender com clareza que os valores, os conceitos e as práticas de empresas da "nova economia" - baseados em conhecimento e competência - são fundamentalmente diferentes e mais complexos que na economia industrial tradicional. Dentre os conhecimentos necessários a uma gestão moderna e eficaz, o livro aborda seis importantes temas, que são denominados "bases conceituais": Descontinuidade tecnológica; Inteligência Competitiva (IC); Agrupamentos Competitivos/Redes de empresas; Gestão do conhecimento nas organizações; Gestão do Capital Humano; Informação e arquitetura organizacional. "Um próspero e dinâmico Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação vem se afirmando cada vez mais, em Santa Catarina, com o talento e a competência de acadêmicos, profissionais e empreendedores. Foi neste ambiente que Sergio Kappel fundamentou, por cerca de duas décadas, seus estudos, pesquisas e atuação como consultor e professor. E é baseado nesta experiência que o autor nos oferece uma abordagem criativa e consistente ao tema dos conceitos estratégicos para negócios high tech, propiciando uma leitura de grande utilidade e pertinência para os gestores de empresas de base tecnológica de todo o país." Mário Xavier, jornalista, escritor e autor do CD-Rom / Livro - "Memória do Pólo Tecnológico de Florianópolis." "Uma empresa de base tecnológica de sucesso se faz com bons empreendedores, conhecimento profundo em tecnologia e uma atenção especial à gestão e à governança corporativa. Este livro ressalta a importância de se pensar na composição estratégica deste contexto, visando o sucesso empresarial. O Sergio consegue relatar vivências e experiências capazes de fazer com que os empreendedores enxerguem além de suas técnicas ou fórmulas. Leva-os a pensar sobre conhecimentos capazes de agregar valor, segurança e solidez aos negócios." Jamile Sabatini Marques - Diretora-Executiva da ACATE