Esta obra trata de um instrumento de gestão de custos moderno, desafiador e imprescindível para que as empresas possam conquistar e manter vantagem competitiva frente aos concorrentes: Gestão de Custos Interorganizacionais (GCi). Aplica-se a indústrias de manufatura, empresas de prestação de serviços, instituições financeiras etc. Os autores explicam o que é, como funciona e qual é a utilidade real da GCi nas organizações e oferecem um modelo prático para que se possa avaliar a maior ou menor aplicabilidade desse método em cada empresa. Um dos pontos mais interessantes é a classificação de clientes e fornecedores para fins de gestão conjunta de custos. É um livro didático e, ao mesmo tempo, uma obra técnico-científica preparada com base em uma extensa e atual pesquisa bibliográfica, com o objetivo de identificar o que se tem escrito de mais avançado nessa área do conhecimento no mundo inteiro. Além dos capítulos específicos sobre GCi e análise de custos em cadeias de valor, a obra contempla também: limites das organizações, modalidades de gestão de custos, margem e funcionalidade dos produtos, análise dos componentes dos produtos, relacionamento com clientes e fornecedores e troca de informações entre empresas. Além da teoria, traz também exemplos práticos e um estudo de caso. O livro é destinado a estudantes, pesquisadores e estudiosos em geral de assuntos relacionados à gestão estratégica de custos, bem como para executivos envolvidos com a busca e a manutenção de vantagens competitivas frente aos concorrentes. Obra de relevante interesse não só para empresas, como também para órgãos do setor público e até mesmo para organizações do terceiro setor. Leitura complementar para as disciplinas relacionadas à gestão de custos tanto em nível de graduação como de pós-graduação nas áreas de Administração, Controladoria, Economia e Engenharia de Produção.