Neste livro, Fernando Almeida apresenta as mais diversificadas, e em alguns casos inéditas, interseções entre os temas em torno da sustentabilidade, sejam corporativos ou sociais, abordando aspectos como gestão da inovação, risco e governança, reputação e educação, entreoutros. Trata-se de um livro que incorpora a sensibilidade e a cultura dos diferentes grupos de interesse, reunindo autores do universo acadêmico, do setor produtivo, do mundo político e das organizações não governamentais. A lógica desta obra encerra uma abordagem ampla, que cobre desde a visão global até os aspectos nacionais e locais dos assuntos. Nela, são propostas três profundas mudanças: a primeira é a eliminação do chamado "capitalismo de trimestre", pois a atual prática de administrar os negócios para obter resultados avaliáveis a cada três meses é insustentável; a segunda é a redefinição da função das empresas na sociedade; e a terceira macromudança é a transformação da responsabilidade, hoje difusa, dos gestores empresariais em compromisso efetivo com a empresa e a sociedade. O objetivo dos autores é apresentar a importância da criação de valor econômico de forma que também atenda às necessidades da sociedade e não apenas as do capital. Esta é uma leitura que contribuirá para a reflexão e a consequente mudança de postura de formuladores de políticas e tomadores de decisão, dos setores privado e público.