O texto literário, manifestação singular de um impulso artístico, origina-se na própria existência humana e a ela dá sentido. Essa é a perspectiva adotada por Vera Bastazin ao analisar a obra de José Saramago, em especial O Evangelho Segundo Jesus Cristo. A autora, professora da puc-sp, se debruça sobre os aspectos alegóricos e míticos presentes na ficção do autor português. Nesse caminho de reflexão, a literatura se apresenta como metáfora da aventura humana e de suas infinitas possibilidades. Sumário Apresentação – Fernando Segolin Introdução – Personagem: Indagação e Desafio 1. O Histórico e o Ficcional em José Saramago 2. Sensibilidade e Razão: O Processo Criativo na Arte 3. Ficção: Metamorfose Imaginária do Real 4. Personagem: As Múltiplas Faces da Representação 5. Informação Estética em O Evangelho segundo Jesus Cristo 5.1. Em linguagem lúdica, a apresentação das personagens5.2. Personagens e desdobramentos intertextuais5.3. Paradigmas de aproximações e semelhanças6. Literatura e Mitologia: Uma Nova Hipótese sobre as Personagens em José Saramago 6.1. A construção do herói mítico6.2. A personagem e o ritual mitológico6.3. A questão das origens: o ritual da fecundação6.4. A anunciação6.5. O nascimento do herói6.6. O ritual da iniciação6.7. A partida, a realização e o retorno6.8. A morte do herói7. Intertextualidade Mito-poética 7.1. Heróis em intertextualidade7.2. Uma nova geração e o mito da fertilidade da mulher7.3. Da morte à vida, a existência de um (novo) tempoConclusão – Em Busca de um Ponto Infinitesimal Bibliografia