A partir da realidade do aluno e de informações contextualizadas, Nosso Mundo - Língua Portuguesa desenvolve os conceitos da disciplina. O estudante é chamado a questionar a si mesmo e ao mundo que o cerca, tornando-se consciente e assumindo seu papel de cidadão por meio da participação ativa no processo de ensino-aprendizagem. O volume 4 traz, entre outros conteúdos gramaticais: artigo definido e indefinido, interjeição, tipos de frase, sujeito e predicado, orações e conjunções, preposição, pronomes pessoais, possessivos, relativos, demonstrativos e interrogativos. O livro traz seções e recursos diferenciados. Entre eles: - Unidades temáticas: o conteúdo deste volume está organizado em 4 partes, "Eu não vivo só", "Eu e o mundo", "A natureza" e "Histórias de ontem e de hoje". - Trechos de obras: passagens de livros infantis e reportagens de diversos autores, entre eles Lourenço Diaféria, Cristina Porto, Raquel de Queiroz, Ricardo Azevedo, Walcyr Carrasco, Carlos Drummond de Andrade e Heloísa Prieto. Além disso, o aluno pode analisar textos de anúncios e material promocional do Greenpeace. - Temas atuais: as unidades promovem a discussão de temas como direitos da criança e trabalho infantil; saúde; uso racional da água e reservas ecológicas; animais em extinção. - Trocando idéias: questões para serem discutidas oralmente e que estimulam a expressão dos alunos. Neste volume, a criança terá a oportunidade de rever opiniões, falar sobre o que gosta, trocar idéias sobre temas importantes, como preconceitos, os direitos da criança e a poluição do meio ambiente. - Proposta de Redação, ao fim de cada capítulo, para ser feita individualmente ou em grupo, como desenvolvimento de um tema já apresentado pelos textos lidos. - Comentários introduzem cada capítulo e criam um contexto para a discussão em sala de aula, indicando a relação entre os textos trabalhados. O Livro do Professor (não comercializado) apresenta: - Resolução dos exercícios. - Dicas para a apresentação da matéria ao longo do volume. - Apresentação da estrutura da coleção. - Orientações para avaliação. - Sugestões de atividades complementares. - Referência bibliográfica.