Este livro traz um estudo harmônico entre a arquitetura escolar e o ensino de Ciências, objetivando nesta união levantar dados concretos que possibilitem uma análise mais profunda das influências que estes promovem no desenvolvimento da educação brasileira. Nos dias atuais, a busca por uma educação de qualidade continua evidente em discursos políticos, pesquisas acadêmicas, reunião de pais e professores, ou seja, em inúmeros ambientes essa fala é amplamente difundida. Contudo, vivemos entre lutas constantes inclusive por melhores condições arquitetônicas de educação, haja vista a relevância do ambiente escolar no processo de ensino/aprendizagem no espaço escolar. A arquitetura escolar é considerada como um currículo oculto dentro do contexto escolar. Historicamente realizou-se um levantamento bibliográfico que mostra a relevância das questões políticas e sociais no desenvolvimento dos projetos escolares brasileiros no decorrer das décadas. Juntamente com a arquitetura escolar, o Ensino de Ciências também atua fortemente na busca por uma educação de qualidade. O Ensino de Ciências aqui abordado reflete na importância da experimentação nas disciplinas de ciências naturais, enfatizado no uso do laboratório escolar de Ciências e o quanto a arquitetura escolar interfere no andamento destas atividades quando o ambiente escolar do laboratório não é adequado ao ciclo escolar destinado. Tal espaço propicia diversas possibilidades metodológicas traduzidas em melhorias no ensino de Ciências, desenvolvido nas escolas do ensino básico, ou seja, desde a educação infantil até o ensino médio.