Esta obra reúne um conjunto de textos que remetem ao ensinar, aprender, refletir e projetar possibilidades pedagógicas que envolvem redes de aprendizagem na Web social, e pretende levar o leitor a reflexões sobre as oportunidades e os desafios postos aos educadores em decorrência da convergência entre as mídias nas redes sociais. Estabelecer e ampliar conexões intertextuais pode levar os leitores a visualizarem possibilidades de inovação em sua prática pedagógica, em cenários de aprendizagem formal e informal. Possibilitar o acesso dos estudantes às informações e ao conhecimento em espaços abertos de aprendizagem modifica de forma significativa o processo educacional, bem como seus múltiplos atores. Que conceitos norteadores se fazem necessários neste momento? São novos olhares na arte de explorar o desafio da complexidade e da diversidade de formação das pessoas. Acredita-se que a qualidade da interatividade que se estabelece está diretamente ligada à preparação do profissional que a desenvolve, bem como dos componentes e das estratégias didático-pedagógicas que se fazem presentes. Nesse sentido, uma mudança qualitativa no processo de ensino-aprendizagem depende de uma nova postura do professor e da integração, dentro de uma visão inovadora, de todas as tecnologias.