Economia de mercado é tão onipresente quanto o ar que respiramos não apenas para grandes executivos, mas para todos nós. Encontramos mercados quando compramos e vendemos, quando trabalhamos e investimos. A Reinvenção do Bazar enfoca essa realidade cotidiana a partir das novas idéias em economia, e também de algumas antigas, usando-as para dissecar mercados exóticos, inovadores e também os de todos os dias. Como os mercados funcionam? O que podem fazer? O que não podem fazer? Para responder a essas perguntas o renomado professor John McMillan realiza uma lúcida e instigante investigação de aspectos como: estruturas e mecanismos de funcionamento dos mercados, auto-regulação, direitos de propriedade, concorrência, relações entre vendedores e compradores e entre mercados e governos, e muitos outros. Como exemplos, analisa casos tão variados quanto a feira de camelos na Índia; o mercado de flores de Aalsmeer, na Holanda, que movimenta US$20 milhões por dia; leilões online e o comércio mundial de medicamentos para a aids. A história dos mercados é farta em demonstrações da engenhosidade e criatividade humanas, e também de decepções e fracassos. Nesse livro o autor mostra que os mercados não são mágicos nem imorais, mas sim ferramentas poderosas e imperfeitas as melhores que inventamos para aprimorar nossos padrões de vida