as propagandas de omo durante décadas enfatizaram o brilho e a brancura, apresentando sempre mulheres com roupas impecavelmente limpas. esse cenário mudou radicalmente com a virada do milênio. o que passamos a observar nos anúncios de omo são crianças brincando e se sujando. ou seja, a figura feminina deu espaço para as crianças, e a brancura deu lugar a sujeira. o livro “da brancura à sujeira - uma análise dos discursos publicitários de omo” utiliza como base as teorias dos discursos sociais para analisar e compreender os posicionamentos, as estratégias discursivas e as produções de sentidos presentes nas propagandas de omo. essa análise nos revela mais do que a evolução do produto, nos permite observar as mudanças pelas quais passou a sociedade ao longo de cinco décadas. e a partir daí, junto com a identificação de vestígios presentes nos anúncios publicitários, podemos compreender porque os discursos de omo, de uma ênfase ao valor da brancura e da limpeza, passaram a fazer uma apologia à sujeira.