O que é texto? Como entender corretamente o que uma questão do Enem pede? Que habilidades são necessárias para sair-se bem nas provas? O que fazer para identificar no texto as informações relevantes? Essas são perguntas que rodeiam o pensamento de muitos jovens que fazem as provas do Enem, principalmente porque a decoreba agora é coisa do passado: o que o Exame Nacional do Ensino Médio quer é avaliar se o estudante tem competências para usar o conhecimento disponível hoje  nos mais diferentes meios:  em  jornais, reportagens da internet,  quadrinhos, gráficos, mapas, tabelas, fotografias, ilustrações, obras de arte. Saber ler e interpretar adequadamente todos esses tipos de textos e linguagens  é a chave para ser bem-sucedido nas provas. Tomando como exemplo questões de diferentes disciplinas, extraídas das provas do Enem, os autores William Roberto Cereja e Ciley Cleto, especialistas no assunto, ensinam, por meio de 60 dicas, que ler o mundo é mais do que ser capaz de ler um texto verbal; é saber ler várias linguagens por meio da competência leitora, indispensável não apenas para fazer as provas, mas também para o próprio exercício da cidadania.