O livro Educação e formação humana: interlocuções críticas e dialéticas nasceu dos estudos realizado na disciplina Teoria histórico-cultural, formação humana e educação escolar, no Curso de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP-Presidente Prudente e seu conteúdo então exprime as discussões, reflexões e críticas efetuadas em sala de aula. Os autores realizaram reflexões qualificadas e comprometidas com os processos de formação humana na escola, discorrendo com propriedade teórica e metodológica sobre diferentes temas, sendo o livro composto por textos que, alicerçados em referenciais teóricos e metodológicos de natureza crítica e dialética, transitam entre a discussão de fundamentos teórico-práticos da realidade educacional, de forma geral, e propostas mais específicas da prática pedagógica cotidiana como a avaliação, a leitura, novas tecnologias e o brincar, entre outras, em contextos educacionais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. A obra reflete o esforço conjunto e o compromisso dos autores para com a construção do conhecimento científico em educação. Tal processo denota a preocupação com a efetivação da leitura e compreensão concreta e multideterminada da realidade social e humana, para desvelar a sua estrutura e a sua dinâmica, principalmente na escola, visando à superação de concepções e compreensões ideológicas incongruentes com o projeto de emancipação humana que deve fazer parte das propostas pedagógicas nos diferentes níveis de escolaridade. Nesse movimento dialético, os autores chamam a atenção para a importância da construção de novas possibilidades humanas, pensamentos, sentimentos, consciências e personalidades numa direção crítica, assim como de novas possibilidades sociais orientadas para a transformação qualitativa da educação, da escola e da sociedade, tendo como finalidade a efetivação de relações sociais plenamente humanizadoras, em que todos os atores sociais sejam livres, conscientes e sujeitos do seu processo histórico.