O livro está organizado em três capítulos. No primeiro, textos resultantes de experiências de pesquisa revelam o entrosamento das petianas com os pesquisadores experientes da instituição, seja nas pesquisas e grupos dos quais fazem parte, seja na discussão e elaboração de sínteses escritas sobre pesquisas concluídas e em andamento. O segundo capítulo agrega registros de interações e experiências de ensino na UERN e com professores de outras instituições e revela o segundo aspecto da formação pedagógica e acadêmica contemplado pelo PET Pedagogia UERN: a valorização da formação e prática pedagógica em espaços escolares e não escolares. E a compreensão do papel da pesquisa nesta perspectiva, como atenta Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia: o professor formado e atuante como um pesquisador, um (auto) observador astuto e distanciado epistemologicamente da realidade da prática pedagógica. O terceiro capítulo, composto por resenhas elaboradas por alunos e professores de cursos de graduação, é fruto principalmente da interação entre o PET Pedagogia UERN e outras IES. Este livro apresenta-se, pois, como a síntese deste primeiro momento do processo de maturidade intelectual e acadêmica própria deste Grupo que já contabiliza alunas graduadas e em processo de formação, inclusive em nível de pós-graduação. Aponta expectativas e possibilidades para os pesquisadores iniciantes e fortalece a convicção da importância do investimento na formação acadêmica entre os pesquisadores experientes que dele participam. A maior expectativa é de diálogo e interação com seus leitores, contribuindo para a reflexão sobre a necessária práxis entre a formação acadêmica e a ação pedagógica.