Diante das transformações do fazer literário, a crítica contemporânea é levada a repensar a própria identidade. Já não lhe cabe decidir valores estéticos, sob o risco de produzir um discurso ensimesmado. Esse é o ponto de partida dos textos reunidos neste volume. O objetivo é demonstrar, nas palavras do organizador, o vigor de um campo que “talvez já nem reivindique para si o estatuto de crítica, mas que não abre mão do rigor do pensamento, da leitura e das potencialidades da escritura”. Sumário Prefácio – José Luís Jobim Introdução – Alcides Cardoso dos Santos 1. A Questão da Autonomia da Arte – Luiz Costa Lima 2. Crítica e Saber Universitário – Paulo Franchetti 3. Ética e Política segundo Derrida – Evando Nascimento 4. Olhares Críticos: Sobre um Encontro entre Paul De Man e Jacques Derrida – Alcides Cardoso dos Santos 5. Como Dar Razão a Jean Genet. Jacques Derrida Leitor do Texto Literário – Marcos Siscar 6. Genet e Giacometti: Estetização, Transfiguração – Paula Glenadel 7. A Cena da Escritura em La Invención de Morel – Maria das Graças Gomes Villa da Silva 8. A Desconstrução do Modernismo em Silviano Santiago – Maria Lúcia Outeiro Fernandes 9. Desconstruções: A Impossibilidade de e da Crítica / Teoria (do In-Traduzível) – Paulo Ottoni 10. Nossa Língua: Manterna ou Madrasta? Linguagem, Discurso e Identidade – Maria José R. F. Coracini 11. Tradição e Ruptura: A Cena Literária Francesa no Século XVII – Leila de Aguiar Costa Sobre os Autores