Universidade, Docência, Globalização, produto de investigação, da prática docente, de reflexão e de intercâmbio cultural entre universidades de diferentes continentes, está dividido em duas partes distintas, porém interligadas entre si. Na primeira, além da incursão histórica na construção e reconstrução da universidade durante o megaparadigma pré-moderno, analisa-se a trajetória da universidade brasileira, destacando as inovações e implicações da Reforma Universitária de 1968, e faz-se uma projeção do papel social, pedagógico e ecológico da universidade no século XXI e o papel do profissional da educação decorrente dessa nova visão de mundo e temporalidade. Além desses aspectos, analisa-se a universidade pública brasileira e a educação no Mercosul sob o olhar econômico, científico, tecnológico, cultural e da formação da cidadania. Na segunda parte - em que se aborda a problemática do professor universitário é discutida a formação inicial e continuada, a tipologia e as funções, avaliação do desempenho desse profissional da educação, e são apresentados os resultados de pesquisa inédita sobre o professor e pesquisador estrangeiro em exercício na universidade pública do Estado do Rio Grande do Sul.