Não há dúvida de que a recepção é o ponto central de qualquer hotel. É o ponto de chegada e de partida, onde o hóspede tira dúvidas e informa-se sobre o que não conhece. É o que dá suporte às necessidades do cliente. É o local de reclamação sobre o que lhe desagrada no serviço do hotel. É lá, também, que se agradece pelos bons serviços. Naturalmente isso faz do setor um local ativo, dinâmico e, por vezes, sobrecarregado. E a pessoa sobre a qual vão recair todos os tipos de solicitações é o recepcionista. Portanto, a pergunta que o livro irá responder é: Como preparar um trabalhador para essa atividade profissional de modo que seu desempenho seja adequado e que seja reconhecido pelo seu resultado? Para isso, são apresentados vários tipos de posturas e casos reais que ajudam a exemplificar os conceitos abordados. Cada capítulo é acrescido de exercícios direcionados para a discussão dos temas e construção de soluções individuais, para serem analisados à luz da técnica e do cerimonial da atividade.