Lucia Moysés, que já havia estimulado muitos educadores com o seu O desafio de saber ensinar, mostrando que é possível ser bom professor ainda quando não se tem as condições ideais, volta agora para resgatar um tema da maior importância na educação: o da auto-estima. Aliando a teoria à prática, percorre os caminhos trilhados pelas pesquisas sobre autoconceito e auto-estima nas últimas décadas e aponta meios para se atuar nessa área de forma efetiva. De forma inédita, reúne algumas experiências brasileiras bem-sucedidas no resgate da auto-estima de jovens e crianças. São apreciados projetos conhecidos internacionalmente como Meninos do Morumbi, Oludum ou Meninos da Mangueira, ao lado de outros como o Gol de Letra e a Orquestra de Cordas da Grota. E mais, traz experiências feitas em escolas ? públicas e particulares ? que demonstram como se pode fazer da auto-estima um aliado da boa aprendizagem. A questão da negritude também têm espaço nesta obra, que vai buscar em grupos como o Geledés e o Axé exemplos de como é possível conscientizar o jovem negro do seu valor como pessoa e como cidadão. Para o educador interessado em trabalhar a auto-estima de crianças e jovens, o livro apresenta, ainda, uma série de sugestões de atividades práticas.