Trata-se, em primeiro lugar, de procurar um conceito pedagógico de cidadania que concilie a participação com a integração europeia e, por cima desta, com a globalização. Luhmann afirma que, devido à complexidade técnica e política das decisões a tomar, a participação "é incompatí-vel com a democracia". O que deve ser dito, ao invés disso, é que a democracia não existe sem participação. Trata-se, em segundo lugar, de produzir contextos educativos que evitem a submersão da consciência cívica nos cuidados prementes da sobrevivência, no pressuposto de que justamente a premência de tais cuidados é que torna urgente e maior a necessidade da formação de cidadãos esclarecidos e participativos. FERNANDO CABRAL PINTO é doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Coimbra. É autor de vários livros e artigos. No Instituto Piaget, onde coordena a Unidade de Investigação e Formação Avançada em Antropologia e Ciências da Educação, publicou A Formação Humana no Projecto da Modernidade (1997) e Sócrates um "Filósofo Bastardo", 2.ª edição (2002).