Este livro oferece conhecimentos para a prática psicopedagógica, auxiliando o psicopedagogo a refletir sobre suas ações de avaliar e intervir no processo de aprendizagem. Traz considerações a partir da articulação de profissionais de áreas diversas que atuam na aprendizagem, visando subsidiar o profissional da Psicopedagogia, que busca aprimorar-se, com o objetivo de fundamentar a sua atuação, seja na clínica ou na instituição. Eis, nesta obra, temas pertinentes à Psicopedagogia cuja intenção é que o psicopedagogo amplie seus conhecimentos em torno da aprendizagem sobre diferentes sujeitos e contextos. O psicopedagogo visa buscar respaldo teórico para intervir com os aprendizes que apresentam dificuldades em seu processo de aprendizagem. Encontram-se neste livro textos elaborados por profissionais que possibilitam a articulação de várias áreas do conhecimento e que permitem aos psicopedagogos compreender a necessidade de buscar subsídios para uma intervenção com o aprendiz, com o intuito de identificar os fatores que desencadeiam as dificuldades de aprendizagem e como estas se manifestam, enfatizando estratégias para buscar soluções. As reflexões e os conhecimentos sistematizados nesta obra são de profissionais educadores, psicopedagogos, observadores, questionadores e, sobretudo, pesquisadores em Psicopedagogia, cuja proposta em escrever tem o objetivo de reunir vivências diversas e apresentar temas relacionados com a fundamentação teórica e prática da Psicopedagogia. Os autores apresentam a compreensão do fenômeno da aprendizagem de forma a integrar as várias áreas do conhecimento, considerando as diferentes abordagens. É na interdisciplinaridade, pela junção de esforços de diversos especialistas, que se busca, neste livro, compreender a aprendizagem humana e seus desdobramentos na clínica e na instituição.