A construção do ensino e da carreira docente passa pela a necessidade de conhecimento sobre o espaço em que o mesmo é dado, o ensino, a formação, como também o conjunto de conhecimentos, não se processam de maneira eficaz quando não se produz uma antecipação ou intersecção produtora de conhecimentos substâncias, como é o caso da necessidade da pesquisa neste espaço, a pesquisa se faz necessária para a consolidação de um ensino e de uma prática com qualidade. A sociedade atual detentora de uma emergência temporal e espacial é antes de tudo possuidora de uma série de exigências que se mostram cada vez mais estimulantes para todos os campos da ciência, com a formação de professores não chega ser diferente, ou seja, não se pode hoje pensar a formação da identidade docente, ou do espaço em que o mesmo atua, sem que seja levado em conta este sentido de dinamicidade que a sociedade imprimiu hoje em todos os setores que envolvem interesse e diretrizes de diversos atores componentes desta sociedade. Em uma realidade que estar permeada de dinamicidades a apreensão da espacialidade docente ganha uma importância fundamental na prática educativa. O ensino de Geografia é complexo e dinâmico, constituído, assim, de movimentos constantemente renovados e essa renovação tem que passar por um conjunto de pesquisas que lev em em conta todos os campos como, a escola básica, a sociedade e os meios em geral pesquisados. A Geografia como ciência que estuda o espaço é antes de tudo a acepção dos contextos em o homem está inserido localmente, neste sentido faz preciso elaborar a busca de entendimentos que configure esta atividade que nos concerne a constituição da função da Geografia como ciência que trata do espaço.