Somos quem podemos ser Sonhos que podemos ter. (Humberto Gessinger) Os relatos que compõem Narrativas Autobiográficas: memórias de alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Urca em Campos Sales contemplam vários aspectos da vida pessoal e profissional, os quais divido em quatro categorias: histórico familiar, educação básica, educação superior e atuação docente. Eles apresentam múltiplos desafios, dentre outros silenciados, que os escritores precisaram enfrentar para alcançarem o almejado título de licenciado em Matemática. No histórico familiar, muitos pais que tiveram poucas oportunidades de frequentar a escola, mas que sempre valorizaram o estudo e apoiaram seus filhos para terem uma vida melhor mediante o aprendizado. Aconteceram várias mudanças de domicílio por motivações financeiras, algumas com o resultado desejado, outras não. Na educação básica, os diversos tipos de deslocamentos (à pé, de bicicleta, de pau de arara, de ônibus) para chegar à escola; a sala multisseriada e as suas exíguas condições de funcionamento, sejam materiais, sejam curriculares; a necessidade de se mudar para continuar os estudos, por falta de escola no local de moradia; o gosto de aprender Matemática; as amizades constituídas; os professores marcantes de Matemática; a participação em atividades e competições que valorizaram a dedicação e o compromisso estudantil. Na educação superior, o júbilo de ingressar na universidade; os aprendizados em várias disciplinas; a colaboração entre os estudantes para avançarem no curso; os desafios para conciliar estudo e trabalho; as desistências de colegas; os afetos na relação professor-conhecimento-estudante; as reprovações em disciplinas; a escrita e a apresentação de trabalhos em eventos científicos; a expectativa de concluir a graduação em Matemática. Na atuação docente, a incerteza quanto às suas capacidades; os primeiros passos do exercício profissional; a alegria de realizar o sonho de ensinar. É com muita satisfação que o(a) [...]