A educação ambiental na perspectiva da Epistemologia Genética, de Carla Luciane Blum Vestena e Carla Sant'Ana de Oliveira, apresenta contribuições importantes da Epistemologia Genética de Piaget, notadamente os seus trabalhos ligados à construção da inteligência e à construção do real para discutir questões relacionadas ao meio ambiente. Nesse sentido, toma também os estudos de Piaget sobre a construção do espaço, a construção da atividade perceptiva e sobre a tomada de consciência e os utiliza para a discussão da percepção e tomada de consciência do meio ambiente. O livro integra essas discussões às contribuições de Piaget sobre a compreensão da moralidade e da afetividade. Trata-se de obra criativa, com preocupações teóricopráticas e sinalizando para atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos e práticas de educação ambiental. Enfim, a obra revela um Piaget vivo e indispensável ao processo crítico, reflexivo e humano, não só porque se debruça sobre problemas do meio ambiente, mas porque o faz com preocupação com o desenvolvimento intelectual afetivo e moral. Nisso reside o grande mérito da obra, permitindo reflexões ampliadas da obra piagetiana a partir da questão socioambiental.