Como experiente educador e palestrante, Celso Antunes conhece bem os problemas da expressão oral dos alunos. Muitas vezes, por meio de colocações monossilábicas, os jovens querem comunicar um mundo de idéias. Nossa mente fervilha com pensamentos e imagens, mas nem sempre conseguimos transmitir o que queremos. Por que isso ocorre? Se é verdade que não necessitamos de estímulos específicos para pronunciar sons e começar a falar, precisamos de ajuda, e portanto da educação, para o bem dizer. Com base na diferença etimológica entre dizer e falar, essa obra destaca o importante papel da educação no lar e na escola para o pleno desenvolvimento de nossa habilidade de comunicação. Afinal, quem apenas diz geralmente usa as palavras de modo mecânico, desprovido de profundidade, mas quem sabe falar empresta maior significação a suas palavras, estimulando também a mente do interlocutor. Sem palavras, nossas inteligências não se manifestam, nossas capacidades não se exercitam. Falar é, sem dúvida, se comunicar com o outro, aprofundar esquemas de afeto, estabelecer vínculos solidários. Mas falar é também conversar consigo mesmo e, nessa busca da linguagem interior, assegurar os desafios ao pensamento, a iluminação da consciência. O livro inclui 100 jogos ou atividades lúdicas para o desenvolvimento da expressão pessoal.