Neste primeiro volume, situando o trabalho dos professores na sala de aula, o livro problematiza no ensino superior em relação às suas diferentes condições nas universidades públicas e particulares, nos centros universitários e nas faculdades isoladas. Analisa o ensino superior no contexto atual, suas finalidades e suas tradições. Discute a identidade do professor do ensino superior como um processo em construção. Coloca a pesquisa no ensino como método de contrução do conhecimento, discute a relação de alunos e professores com o saber e as concepções de ciência. Dispõe os saberes produzidos no campo pedagógico e didático, necessários á participação dos docentes no projeto dos cursos de graduação e aponta para novas formas de organização curricular no contexto das inovações técnológicas. Desenvolve as abordagens, os processos e as técnicas de ensinar, considerando o conceito de ensinagem, ou seja, um processo de ensino que resulte em aprendizagem. Amplia e desenvolve o trabalho do professor universitário para outras instituições, como apresentação de pesquisas em congressos e ao público em geral. O livro destina-se à formação inicial de professores na pós-graduação Lato e stricto sensu e à sua preparação pedagógica no exercício nas universidades, centros universitários e faculdades isoladas."