O conteúdo deste livro consiste em falar sobre a exclusão social de crianças e adolescentes com altas habilidades sob o olhar da Psicopedagogia. O indivíduo com altas habilidades/superdotação que não tenha tido um olhar adequado na infância apresenta comportamentos e limitações, privando-se de experiências importantes para o desenvolvimento motor e social. É, pois, imprescindível que se reconheçam as características de altas habilidades/superdotação para que se possa compreender o impacto desses transtornos em concomitante, identificando a etiologia e entendendo a sua origem. Neste livro utilizam-se métodos de avaliação das características de superdotação, sendo observados os problemas que ocorrem nos planos social, familiar, acadêmico, comportamental e sensorial, focando em intervenções adequadas para que se possa trabalhar com mais efetividade nessas dificuldades. O processo de inclusão de crianças e adolescentes superdotados deve partir dessa identificação para que, a partir disso, seja possível promover ações capazes de efetivar essa inclusão, reduzindo as problemáticas que envolvem o assunto. O conhecimento e a conscientização das pessoas é fator essencial.