O livro conta com estudos que refletem desde as bases do direito do consumidor diante do fenômeno da globalização, como a proteção constitucional dos consumidores, perpassando por assuntos como a oferta e o dano nas relações de consumo, a tutela processual e administrativa dos vulneráveis, até temas como o crédito para o consumo e o fenômeno do superendividamento, além do assédio de consumo e o consumo por meios digitais. Outras áreas do conhecimento também são comtempladas na obra, como a psicologia, analisando a vulnerabilidade comportamental do consumidor, e a sociologia, invocada como um método de estudo da cultura de consumo contemporânea. (Do Prefácio, Cláudia Lima Marques) O título do livro não poderia ser mais atual e instigante, pois nossa intenção foi justamente provocar o consumidor muitas vezes indolente em relação sua capacidade política de transformar a realidade, o que lhe leva a subutilizar os espaços deliberativos concebidos a partir de um modelo de autoridade política compartilhada; provocar os fornecedores de produtos e serviços resistentes em cumprir com seu compromisso ético para com a coletividade de consumidores, o que lhes daria melhores condições de competividade no processo crescente de fidelização do consumidor, estimulando um círculo de virtuoso de confiança recíproca; provocar o Estado liberal-abstencionista e, cada vez mais conservador, no cumprimento de suas funções administrativas e regulatórias do mercado; provocar o Judiciário que vem marginalizando as pretensões do consumidor, nivelando sua proteção jurídica por baixo, a partir da lógica equivocada de que o consumidor é um aventureiro processual, que está sempre na busca de uma recompensa econômica injusta para os meros dissabores do dia a dia.