empresas geralmente apresentam problemas cujas raízes podem desestabilizar qualquer organização que, em um futuro próximo, poderão levar à anorexia financeira. Apesar de o diagnóstico das raízes dos problemas financeiros poder ser realizado corretamente, não é fácil mudar o rumo da administração. A razão dessa dificuldade é o fato de os executivos não estarem predispostos para o redirecionamento das empresas e para o reprojeto do futuro das sociedades que administram. A Administração do Produto, por tratar da essência do negócio da empresa, é parte importante desse condicionamento, de tal maneira que esses executivos se tornem permeáveis a novas idéias, facilitem os trabalhos de reprojeto do futuro das sociedades e participem deles. Visando ao treinamento dos executivos, o autor vem de longa data desenvolvendo material didático, que foi testado em seus cursos na Fundação Vanzolini e que agora vem a público, nesta edição consideravelmente ampliada. Dificilmente se encontra na literatura nacional e internacional uma publicação que tenha arregimentado todos os temas tratados, pois muitos deles foram originalmente desenvolvidos pelo próprio autor, produto de sua longa experiência como executivo de empresas. Trata-se, portanto, de uma contribuição importante para todas as entidades que quiserem instituir cursos de pós-graduação em Administração do Produto.